====== A primeira vez que marcharam para Jesus... ====== ...foi no Monte das Oliveiras e não acabou bem. Nas vésperas de uma páscoa, Jesus e seus discípulos (que era mais gente além dos doze apóstolos) chegaram em Jerusalém, uma cidade com cerca de [[https://en.wikipedia.org/wiki/Demographic_history_of_Jerusalem#1st_century_Judea|80 mil habitantes]]. Ele foi muitíssimo bem recebido pela população, deu várias palestras sobre religião - onde respondeu questões dos universitários -, teve um caloroso encontro com os empreendedores locais [[https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1610_Cecco_del_Caravaggio_Christ_expulses_money_changers_anagoria.JPG|{{ :blog:limpa.jpg?nolink }}]] em que expôs com sinceridade como deveriam tratar gente que vive às custa da fé alheia. {{ :blog:01jojoaninhas.png?nolink }} Uma nota aqui: a cena de Jesus entrando no [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_Templo|templo de Jerusalém]] nos evangelhos sinópticos acontecem perto do quarto final do texto ([[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Marcos/XI|Marcos 11]], [[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Mateus/XXI|Mateus 21]], [[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Lucas/XIX|Lucas 19]]), mas em João acontece já no [[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Jo%C3%A3o/II|capítulo 2]], e é nessa narrativa que Jesus faz um **chicote** e expulsa os vendilhões. Uma interpretação é que Jesus fez esse barraco duas vezes na sua carreira, outra é que João mudou a ordem dos fatos para fins didáticos. Não que os quatro evangelistas sejam lá bons exemplos de rigidez cronológica ou exatidão geográfica...^^' Enfim, pormenores à parte, o recado é claro: "//A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões//", "//não façais da casa de meu Pai casa de venda//." {{ :blog:01jojoaninhas.png?nolink }} Já li interpretações que, sendo Jerusalém uma cidade sob jugo romano, pegou muito mal a bagunça no templo para as autoridades judaicas (//ao que me lembre,// não //está explícito nos quatro evangelhos mas, para mim, cabe//) e isso foi um dos motivos/desculpas para o que veio nem uma semana depois: "uma grande multidão, com espadas e bastões, da parte dos chefes dos sacerdotes, dos escribas, dos anciãos" marchou até [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_das_Oliveiras|Monte das Oliveiras]] - [[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradução_Brasileira_da_Bíblia/Marcos/XIV|Marcos 14]], [[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Mateus/XXVI|Mateus 26]], [[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradução_Brasileira_da_Bíblia/Lucas/XXII|Lucas 22]], [[https://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Jo%C3%A3o/XVIII|João 18]] -, guiados por Judas (o Iscariotes, não o [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Judas_Tadeu|Tadeu]]), que deu um beijinho no rosto de seu Mestre e O entregou para a sequência mais tensa dos evangelhos: julgamento forjado, tortura institucional e execução da pena de morte. Isso tudo em nome da ordem e do bem coletivo, com o apoio, aplausos e choro da mesma população que O recebeu com ramos poucos dias antes. [[https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Judas%27s_kiss_(Monreale).jpg|{{ :blog:beija.jpg?nolink }}]] Ah, sim, em várias passagens dos evangelhos multidões iam para Jesus, mas era um movimento espontâneo, contínuo, sem organização. Essa marcha tétrica foi a primeira organizada e com fins claramente políticos, iniciada por gente poderosa tentando manter seu poderzinho, e quiçá acumular mais. E, infelizmente, esse espírito move multidões até hoje em dia.
Evangelho, Bíblia e arredores
Sobre esses posts(Natal)Marcos 1Marcos 1, de novoMarcos 3Marcos 5Fighting Fantasy - the SynopticsSobre dar esmolas, ser cristão e alguns pastores no twitter: uma colagem de versículosEvangelho dos EbionitasEvangelho dos Ebionitas (organizado)Evangelho dos HebreusJesus e a QuarentenaSobre Monstros Marinhos, Orgulho e Má Fé

{{tag>2022-07 Bíblia}} ~~DISCUSSION~~