O Livro dos Santos


(por Rogério de Campos)

Como já devo ter dito, ando numa sequência de leituras “pegar coisas que acho que não vão ficar na estante para passar elas logo”. E esse livro que comprei numa feira universitária do passado era um sério candidato: capa dura desnecessária, margens enormes. Sabe, o tipo de livro com informações que você desconfia que tem fácil em outros cantos ocupando espaço demais?
Pois, mordi a língua: me diverti mais do que esperava ou do que devia com O Livro dos Santos :P

O livro é uma coletânea de historinhas, trívias sobre os santos católicos, uma tradição com quase dois milênios de algumas histórias edificantes e muita esquisitices. Quase todo o livro carrega alguma ironia e, para ser sincera, o primeiro bloco, sobre misoginia é um tanto pesado e quase larguei o livro ali. Superado isso, me diverti bastante, aprendi um monte de coisinhas e é daqueles livros que chamo de “cultura de almanaque” que tem de estar a mão, quando você tem de escrever e precisa de ideias.

# Veredicto: uma grata surpresa, recomendo para quem gosta de história, religião, temas relacionados e topa rir com isso :P
# Bom: com certeza irrita gente carola e certos tipos de religiosos. E tem bastante informação e pistas de onde se encontrar o que está posto nas suas páginas :P
# Mau: o índice onomástico erra por pelo menos duas páginas entre a indicada e a em que o santo realmente é citado. A edição é bonita, mas o tamanho sem necessidade é realmente um problema e trocaria fácil a que tenho por uma menor. Ou um .pdf. Também torci o nariz do autor tratar como problemas do catolicismo questões e preconceitos dos primórdios do Cristianismo que transbordaram até hoje para quase todos os ramos da religião.
368 páginas • R$ 64,90 • 2012 • compre no site da editora

Índice de resenhas e movimentações da minha estante:

...e estou vendendo parte da minha coleção, veja a lista aqui