(por Danilo Beiruth)
Deixa eu repetir duas coisas que escrevi nas resenhas anteriores: “A série Graphic MSP, onde artistas diversos recriam os personagens do Maurício de Sousa em histórias fechadas, é daquelas que compro religiosamente para conhecer artistas, para ler boas histórias e por TOC completista mesmo, não nego” (atualmente, as histórias não são tão fechadas. Vide o caso do próprio Astronauta) e “Aqui temos uma aventura rápida e com ritmo empolgante, mas que se mostra no fim um capítulo de um todo maior. Também pede alguma revisão de fatos anteriores (que não fiz :P), mas até que bem construído: são três versões do personagem meio que convergindo, explicando algumas pontas soltas.”.
Pois é, aqui estamos no fim do todo maior, ainda não fiz a tal revisão/releitura e, de novo, temos uma aventura rápida e com ritmo empolgante, não dá para negar. Quase todo o gibi é uma batalha de dois Astronautas de dimensões diferentes contra uma versão deturpada deles mesmos - tão deturpada que nunca vai se assumir vilão, sempre vai inverter os valores -, mais a conclusão de arcos menores (alguns bem clichezentos, tipo nascer criança em meio ao clímax da batalha... ou diversos personagens de outras histórias da série acompanharem a batalha de locais diferentes).
# Veredicto: boa conclusão da série, divertido para quem gosta de ação.
# Bom: diagramação e arte. Os personagens estão suficientemente bem escritos. Também tenho de elogiar o "diário de bordo", em que o editor conta toda a trajetória da série: é interessante e bem melhor que a manjada sequência de criação de páginas que praticamente todo autor das Graphic MSP usam.
# Mau: Astronauta NÃO conclui totalmente nessa edição: apesar do grande vilão ser derrotado (mas ainda vivo e prometendo vingança), a história tem tantos ganchos que provavelmente vai receber alguma multa do ibama. Imagino que, depois de alguns anos de respiro, teremos nova trilogia. Outro ponto é que a reprodução de tiras antigas do personagem, material interessantíssimo, está ilegível de tão diminuto. E, como essa HQ é meio antiga e não sei de corrigiram nas mais recentes, não vou reclamar que deviam repaginar a biografia dos autores, tá meio largada. Ops, reclamei :P
96 páginas • R$ 39,90 • 2022 • no site da editora
Notas:
1) jurava que Cris Peter, colorista, fosse um gringo. É uma artista gaúcha :) Falha minha e excelente surpresa!
2) para quem quiser acompanhar todas as Graphic MSP do personagem:
2012 • Magnetar
2014 • Singularidade (esses dois primeiros não resenhei)
2016 • Assimetria
Essas três histórias foram republicadas num encadernado em 2022: Astronauta: Integral - Volume 1 (com a HQ inédita “Silêncio Lunar”)
2018 • Entropia
2020 • Parallax
E, pelo que li, haverá um segundo encadernado esse ano com as três últimas graphic MSP do Astronauta.
3) a tal revisão que prometi vai acontecer quando sair o segundo integral. aí leio tudo junto e digo o q achei =p
4) essa é a primeira de oito resenhas “represadas” de Graphic MSP.
Discussão