(por C. S. Lewis)
Namorada leu, gostou, me recomendou e embarquei =)
O autor, para quem não percebeu ou não sabe, é o criador das Crônicas de Nárnia, e famoso por seus textos de apologia ao Cristianismo (ele era anglicano). E tinha isso em mente ao se ler esse livro: é uma série de cartas do demônio Maldanado ao seu querido Vermelindo, sobrinho e (como está no título) aprendiz.
Esse está tentando corromper um humano (inglês, durante a Segunda Guerra) e seu tio tenta lhe dar as dicas.
Pra ser sincera, demorei para pegar o ritmo da leitura. No começo tem muita informação e idéias de Lewis trançadas aos pequenos dramas do dia a dia de um demônio em aprendizado e as dificuldades com seu “paciente”. Aí comecei a deixar de lado o que não entendia (ou não concordava) e segui, guiada pelo que já conhecia e me diverti, porque as alfinetadas que valem até hoje são poderosas, o humor do nosso diabão missivista é delicioso e, assim mesmo, acho que absorvi algumas idéias.
# Veredicto: Com certeza, é um livro que pede uma segunda leitura.
# Bom: Amo, amo mesmo a quantidade de elogios na abertura da carta final. Já prevendo no que aquilo implicaria :P E várias questões levantadas continuam contemporâneas e é sempre bom alguém escrever delas de forma inteligente e bem-humorada.
# Mau: Obviamente, Lewis tem uns pontos de vista bem conservadores, especialmente na parte final, do "brinde". E às vezes pesa demais nos dogmas do sabor preferido dele da religião.
208 páginas • 2017 • R$ 59,90 • no site da editora
Discussão