Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


blog:a_volta_das_tirinhas_e_mais_alguns_retornos_e_descobertas_tao_legais_quanto

A volta das tirinhas! (e mais alguns retornos e descobertas tão legais quanto)

Nos últimos meses do ano passado aconteceu uma coisa diferente: em uma das páginas internas do meu emprego, apareceu uma matéria sobre colegas que publicaram livros. E, além de apresentar pessoas e obras, comentavam que havia uma comunidade de leitores em alguma esquina que eu desconhecia lá na nossa intranet.
Como, depois de um longo inverno, reabriram a possibilidade de fazer comentários às matérias, perguntei “onde?” e logo um desconhecido me apareceu no mensageiro e me fez a gentileza de me dar o caminho das pedras até lá.

Eu devia ter marcado a data, porque nesse dia descobri um mundo totalmente novo de comunidades dentro do serviço que nem sabia que existia o.o

Rapidamente me inscrevi na tal comunidade de leitores e em outras com temas dentro do meu emprego que realmente me interessam. Macaca velha de internet, me senti em casa em grupos que me lembram o orkut e, depois de algum tempo, tive a cara de pau de por a primeira das minhas tirinhas na comunidade de leitores, meio que pedindo desculpas e meio esperando bronca ou expulsão. Nos dias seguintes postei a segunda, a terceira, criando uma rotina de duas por semana, já que ninguém reclamou :P
Depois de mais um tempo me aparece outro então desconhecido, que descobriu as tiras por causa de algum capricho do algorítmo, me pedindo autorização para postar minhas “mushiíces” em um blog interno da TI do serviço o.O

Claro!!

E, de repente, minhas tirinhas que eu tinha parado de fazer em 2016 - ou 2019, se você teve acesso às 16 tiras “secretas”... um bocado de tempo de qualquer forma - voltaram à minha atenção e me coçou a vontade de cumprir a promessa de retornar à elas. Michiko (outra história minha) tinha acabado de encerrar um arco complicado e tanto autora quanto personagem precisavam de um descanso antes de retomar a história.

Mas, por onde retornar com as tiras? Retomar agora arco dO Leilão está fora de questão por algum tempo. Existem dois outros arcos grandes de histórias em aberto: um é os Agostini Viajam, uma sequência fora demais do que costumo fazer, a ponto de eu tirar os personagens um a um do palco =p
A outra é Com Licença, Com Licença, que acontece dentro da imaginação de Klara e Maria (enquanto os pais de Klara estão de roupa social, em uma estranha mansão), com direito a participação de personagens de outras pessoas, e é aqui que achei legal fazer as tirinhas voltarem:

0mnia.mushi-san.com_tiras_mushiices162_lc.jpg

Mushiíces, tira 162. Espero que gostem =)

Um interlúdio: uma das comunidades dentro dos serviço seria para “talentos”, em que pessoas que fazem artes de todo o tipo mostrariam seu trabalho. É uma comunidade legal, tem muita gente boa escondida atrás do crachá, mas saí de lá assim que percebi que estavam naturalizando um “artista que usa IA para desenhar”.
Arte por IA, no momento, é roubo, ainda mais quando o amiguinho em questão vende prints e camisetas com as “artes” que ele “faz”.

Mas nem tudo é notícia ruim: parte dos meus textos da serie “Trabalhar dá Sequelas” também estão sendo publicados internamente e minha participação em diversos grupos de diversos assuntos me abriu para contatos e amizades em diversos cantos do país, com direito até à um encontro ao vivo de gente de outro estado.
Amo o efeito borboleta e o inesperado que vem depois: se não tivesse lido aquele texto ou feito aquela pergunta, minha vida teria seguido sem um monte de coisas legais que deram uma renovada em minha rotina^^

A volta das tirinhas renovaram os ânimos meu e de dona namorada para retornar com outra vítima dos anos sombrios que passaram por nós: a newsletter. Estava parada desde 2020, que agora se chama “Miado Invisível” e, apesar de estar com periodicidade irregular, espera por vocês lá =) Assinem aqui e recebam tiras adiantadas! Os assinantes estão no futuro, na tira 164!!

E mais no futuro ainda estão os meus apoiadores no catarse: a tira 167 já chegou na mão desses poucos escolhidos, mais sete novas tiras “secretas”. Tudo isso me ajudando com contribuições a partir de 5 reais por mês.
Cara, a gente não paga nem ônibus com 5 reais.

E todo o dinheiro que estou arrecadando lá estou usando para abater o financiamento da minha casa^^

Outro interlúdio: como há tiras exclusivas além das com numeração normal, logo chegarei à ducentésima tira, antes da tira número 200 chegar. Como comemorarei? XD

Por fim, outubro passado retomamos o fanzine Sine Qua Non (a nona edição, a anterior, tinha sido lançada em 2019...), em que publicamos textos nossos, de amigos também, para distribuir para amigos. Esse mês de abril o sqn fez dez aninhos e estamos planejando a décima primeira edição para ser distribuída na FIQ, mês que vem :)

É isso. Estou animada com tantos retornos de projetos depois de um período tão atribulado e falo que criar artes, distribuir fanzines, essas coisas são tipo jogar garrafas no mar: às vezes alguém pega e abre para ler a mensagem lá dentro, às vezes do às vezes até respondem. E isso é o que faz valer a pena :))

Discussão

Insira seu comentário. Sintaxe wiki é permitida:
W E M​ G D
 
blog/a_volta_das_tirinhas_e_mais_alguns_retornos_e_descobertas_tao_legais_quanto.txt · Última modificação: 2024/04/28 21:38 por mushisama