Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


blog:magical_girl_lyrical_nanoha_a_s

Magical Girl Lyrical Nanoha A's

Antes de tudo: assim como o anime, essa resenha é totalmente dependente da resenha da série anterior

A's é uma continuação direta, cronologicamente acontecendo poucos meses depois do fim da série original. Ainda carrega os mesmos méritos e defeitos, mas ao menos o roteiro está menos incerto do que fazer com a história: temos Fate lidando com as consequências legais dos atos dela, um novo grupo de vilões (Vita, Signum, Shamal e Zafira, sendo que o último considero praticamente um enfeite feio pro enredo), uma nova personagem cadeirante com um objeto mágico que coincidentemente também tem nove anos (Hayate), que coincidentemente fica amiga de uma das amigas de Nanoha. Também tem mais alguns personagens secundários (contei que na série anterior tinha uma nave espacial? E também tem um menino de nove anos também lá? :P) que ajudam a mover o conjunto da trama (apesar de duas delas fazerem isso de forma tão tosca que dá vontade de marretar a cabeça do roteirista).
Em Nanoha A's temos mais batalhas com círculos mágicos cabulosos e personagens fofas voando e atirando raios, em enfrentamento cada vez melhores - alguém comentou uma vez que Nanoha é o melhor Gundam, e não tem como negar, inclusive o esquema de cores da menina é o mesmo da série de robôs gigantes e é impossível os autores estarem bem cientes disso - , desenvolvimento emocional dos vilões (a ponto de me fazer achar que os verdadeiros heróis do anime eram eles) num crescendo muito legal, inclusive com encontros com personagens à paisana que por si só grita VAI DAR MERDA.
E dá, no bom sentido: tensão (ri de nervoso com um bando de bombas ambulantes se olhando feio num quarto de hospital) e mais rinha de garota mágica nos céus.
Mas, a médio prazo, dá merda no mau sentido também: o final a história não entrega a batalha esperada (Vita me prometia uma excelente batalha épica com Nanoha e isso não acontece), um mistério é resolvido de forma tosca (já citado acima :P), temos um monstro final que não impressiona e na conclusão da série os personagens tomam umas decisões toscas só porque o bosta do roteirista assim o quis.

Outro ponto que mereceu meu xingo é que os antagonistas surgem com um sistema de magia baseado em cartuchos, como se fossem balas de armas de fogo. Assim como os vapores e fumaças, numa vibe bem steampunk, que surgem das armas de Nanoha e Fate, eles são até que esteticamente interessantes. Só que as armas das meninas (também esquecer de falar: o equipamento místico de todo mundo também são IAs falantes: a de Nanoha, Raising Heart, tem voz feminina e só se expressa em inglês. Fate é acompanhada por uma voz masculina também em inglês, Bardiche), depois de apanhar feio das outras (que falam em alemão....), pedem para receber a mesma tecnologia.
Esquisito, mas ok, a gente aceita... até... perceber que algumas mecânicas mágicas novas ficam parecendo DEMAIS com armas de fogo, inclusive um dispositivo tem aparência de tambor de revolver e, repito, nas mãos de crianças de nove anos. O nome disso é fetiche e é mais um para a lista do estúdio responsável =_=

# Veredicto: diverte, tem mais pontos altos que a série anterior, mas não espere muito. Entrega muito se você espera nada, perde tudo se esperar demais.
# Bom: os vilões e motivações, um enredo mais redondo. Sei lá, os dois terços iniciais, talvez mais, tem um aproveitamento bastante alto.
# Mau: os fetiches de sempre, os novos fetiches. Desperdício de personagens (Hayate que o diga) e de situações, especialmente quando chegamos perto da conclusão.
13 episódios • 2006-07

Em tempo: Nanoha é uma extensa franquia com anime, mangás e jogos, com uma intrincada cronologia. Meu projetinho pessoal é só ver os animes :P

Resenhas mais legais que a minha, em inglês: deus ex magical girlYuri ReviewsWikipedia

Índice de resenhas e movimentações da minha estante:

...e estou vendendo parte da minha coleção, veja a lista aqui

Discussão

Insira seu comentário. Sintaxe wiki é permitida:
R F L E E
 
blog/magical_girl_lyrical_nanoha_a_s.txt · Última modificação: 2021/09/08 12:39 por mushisama