Oi! =^^=
Aqui é um espaço reservado em que escreveo sobre assuntos que ainda não me sinto confortável em expor tão publicamente, mas quero e preciso desenvolver em texto :)
Assim, sei que não preciso pedir, mas assim mesmo peço: não passem esse link para outras pessoas, não sem falar comigo antes :)
Obrigada,
mushi-san
e-mail: mushisan@yahoo.com • twitter "fechado": @_marcychan • twitter "aberto" e telegram: @mushisan



25/08/2017
85,7
Eu IA escrever sobre outro assunto além do peso, juro, mas tivemos problemas com chinchila e concentração/tempo foram pro espaço.
(isso por ser a pessoa do casal menos afetada pela situação, imagina pela mais afetada .-.)
Enfim, tem outro texto legal meio feito, mas fica pra outra oportunidade. Só não queria deixar batido que cheguei na casa dos 85 (tinha prometido avisar, né?), que cheguei segunda agora* (demorei demais, né?) e volto aqui quando estiver na terra dos 84. Com sorte, antes.
* na verdade, pesei 85,4 na sexta anterior, mas eu tava doente sem almoçar, então desconsiderei :P

Uma invejinha do Eibl: todo mundo o chama de "ele" ou "ela" indistintamente :P ("a chinchila", "o chinchila")


11/06/2017
86,9
Ontem finalmente entrei na casa dos 86kg e sim, decidi comentar isso aqui. Será que nem avisei o mundo que mudei de time e já virei uma neurótica com peso na busca de padrões irreais? XD
Nops, espero. O fato é que to acima do peso ideal faz tempo, uns bons kg acima do
IMC (pela minhas contas, tenho de ficar entre 54,1 (absurdo!) à 73,1kg, se acertei minha altura :P), então faz tempo que ando acertando a alimentação, me regulando, reeducando em vez de me castigar. Tá devagar, mas está fazendo efeito, virada do ano estava com torno de 90 arrobas quilos.
(mas, historicamente eu sempre aumento de peso no versão e vou emagrecendo com a chegada do inverno. Quero ver se consigo puxar o freio da subida da minha massa quando a temperatura aumentar)(meu peso deve funcionar na base da energia multiplicado pelo quadrado da velocidade da luz....)

À direita, minha tendência no inverno (os cabelos claros vem por conta da idade. Por ora. À esquerda, minha tendência no verão. To falando do cara com tatuagens, apesar de eu não ter taguagem. Deve ser isso que querem dizer que Vênus tem muito efeito estufa... (p.s.: até agora não vi nenhum dos dois desenhos)

Mas claro que tem outro motivo para esse post estar aqui em vez do blog "normal": se e quando eu começar tratamento hormonal, parte da massa muscular acaba virando (mais) gordura, que ajudam a compor as formas femininas. E como todo relato de começo transição que leio tem um "médico mandou consultar um nutricionista", já estou adiantando a lição de casa :P
Quando entrar na casa dos 85, eu aviso voces :P

(e sim, to planejando mais "posts de verdade como antigamente" pra cá, mas to ocupada com meus projetinhos, me deixa...)


04/06/2017
Alegria da criança

Por causa de política, um trollzinho anti-esquerda-pt-islã-etc do tipo babão de raiva veio me encher. E me xingou, muito, mas fiquei feliz porque me xingou no feminino :P

(na medida do possível, faz um tempo que ando tirando sexo e idade dos meus perfis sociais, não só pela disforia, mas porque deixar meus dados assim, à toa, pra quem tá doido pra vender meu cadastro pra gente que quer me entupir de propaganda?) (mas no, twitter, silenciosamente deixei minha bio e nick sutilmente no feminino. Ninguém veio me perguntar até agora...)


22/05/2017
"fowfa :3"
Sábado passado, antes de sair, pus baton, me olhei no espelho e gostei do que vi ("tô fofa :3").

Mas tive de tirar antes de sair do banheiro, né? :'(
Não to afim de bugar a matrix tão cedo.

De maquiagem, até agora acho que só gostei de baton (é "m" ou "n" final? To com pregui de pesqisar:P), por pura praticidade mesmo XD
O restante ainda to sem skill e segurança ainda (sério, vejo esse monte de pó colorido-cheiroso e não sei exatamente o que é XD). O nível da minha hesitação é de só ter essa ousadia de pintar os lábios depois de semanas sem mexer em nada disso.
Além do pleno desconhecimento do que fazar na minha cara, maquiagem tem a desvantagem de ter de limpar a pele antes de usar, e aí pele tá meio irritada pq lâmina. E depois vem o pavor de tirar tudo aquilo sem deixar rastros =x

(Vejo o povo das maquiagem e limpeza de pele na TL... e ô vontade de entrar na conversa "minsina?") (sim, namorada tenta me passar infos, mas é muita coisa pra quem tem na cabeça ao mesmo tempo "vai ficar bom?" e "como tirar?")

Às vezes brinco com cabelo também ^^ Mas existe uma briga entre o que vejo espelho e acho legal, e o que tiro fotos e enxergo na câmera depois ¬¬
(sim, fotografo, pra documentar onde acertei)


Gosto de dizer que que a viagem é mais legal que a chegada, tem de se aproveitar cada minuto do trajeto e não esperar muito do que você vai encontrar lá na outra ponta... e atualmente minha vida tá com muito de "buscas": além da minha "voz" como autora/escritora/quadrinista (para o mundo), tenho de buscar minha face feminina (para mim mesma, depois para o mundo). É legal, mas demanda investimentos de tempo e energia.

E, é claro, devia buscar minha VOZ feminina, literalmente falando, porque laringe não se muda sozinha. Mas é tutorial demais pra quem não tá tendo tempo e descanso pra fazer um boneco de palito =_=
Estes tempos achei dois vídeos de uma moça, o primeiro, no começo da transição ("
olha, tá acontecendo algo debaixo dos meus mamilos") e outro com quase um ano de diferença, e me espantou como a voz tá diferente O.O Sim, isso é treino. Dizem que a voz muda bem pouco por conta da mudança das gorduras do corpo, mas é pouco demais. Existem cirurgias (pode clicar, não tem sangue nem bisturi), mas nem sempre dá certo, já li relatos da garganta "cansar" de falar.

Desculpem o sumiço e desculpem o flood =p Essas demoras em escrever aqui tem dois motivos:
1) efetivamente não fiz transição, tá mais pra uma looonga preparação. E mesmo quando começar, vai ter muita novidade, mas não quero agarrar o rótulo "trans", nem "mulher" e sair ostentando. Quero carregar grandão em cima de mim "escritora", "quadrinista", "artista". Eu tenho outros objetivos e interesses na vida. A parte do meu gênero é mais um ajuste (caro em termos sociais, mas não devia ser...)
2) é mais complicado explicar: tem dias que to mais sossegada, relaxada, quanto à minha identidade de gênero. Me identifico como mulher, mas to bem acomodada às décadas de vida do jeito que nasci. Então vou levando os outros aspectos (corridos) da vida. Aí tem dias que algo dispara a "menina" e ela agita, se apavora, exige, brinca, se exibe, demarca território, já devia estar começando tudo ontem! Mas, como ela é velha conhecida, seguro o tranco e aí aparece um batonzinho aqui e esse blog ganha um post quando deveria estar escrevendo um roteiro :P

É isso.

Devia pintar meu cabelo de loiro e me chamar de Alice em vez de Márcia. E ainda me pergunto pq uma personagem tão dependente da época dela e com uma história totalmente ausente de "jornada do herói" virou pop em vez de ficar só cult.

PS: Ainda acho que devia existir mágica para casos assim...

(Não se preocupem, não tenho coordenação motora nem pra fazer coisas anormais, quanto mais pra tentar beijar o cotovelo....)


03/05/2017
To morta não
Simplesmente ocupada: um conto de Klara e família, um zine de Raquel e roteiro dessa estão me ocupando o tempo. Tenho me mente várias coisas pra postar aqui, mas como são meio atemporais, dá pra esperar (não, não aconteceu muito na RL - pais chegaram a viajar, pensei em testar maquiagem, mas fiquei na dúvida no que usar aonde e se vai ser fácil de tirar... e receio me fez guardar tudo. =p #besta


16/04/2017
Cortando as coisa

A cena acima é do velho jogo pra Atari,
X-Man. Era um jogo pornográfico e o herói, pelado, às vezes tinha de fugir da tesourinha acima :P
Mas não vou levantar o tema "se o homem perde as coisa vira mulher", isso dá pano pra manga (é uma interpretação biologicamente errada - além de subentender que mulher não tem sexualidade), já que mexe com muitos símbolos fortes na nossa sociedade e é mais provável eu estar viajando na maioneses antes do terceiro parágrafo. É o tipo de coisa que só se faz com supervisão de adulto responsável :P

O post agora é só um infodump, vou deixar ilustrações e links, sem muitos comentários do que acho ou do que farei da vida. Existem curiosidades, eu sei, e acho legal por informação pra sanar :)
O primeiro par de imagens roubei da Wikipédia: evolução dos genitais masculino e feminino dentro da gestação. Até cerca da nona semana de vida meninos e meninas são tudo a mesma coisa, a partir daí começa a diferenciação: clítoris, ovários, lábios maiores para elas, pênis, saco escrotal, testículos para eles. Tudo por que um gene no cromossomo Y decide trabalhar... (e às vezes não trabalha)

A: estágio inicial. B-D-F: formação da genitália feminina. C-E: a masculina.


Quem já viu meninos pelados já deve ter percebido a "costura" que tem no saco :P Literalmente, a natureza fechou a passagem....

no alto, órgãos internos no estágio inicial. No meio, feminino e embaixo, masculino.


Outro assunto que não tocar aqui é intersexo, isso é, quando a biologia quebra a cara de quem fala "ou você nasce menino ou você nasce menina". Mas vou por aqui um link sobre guevedoces, as meninas da República Dominicana que se tornam meninos aos 12.
Sobre cirurgia de mudança de sexo, vou deixar aqui:
1) infográfico que saiu numa Superinteressante bem explicativo^^

cliquem para ampliar^^

2) tem no youtube uma animação em 3D mostrando a cirurgia: https://www.youtube.com/watch?v=aVcOQ4gyvTI. Mas não precisa de muita busca para achar vídeos de cirurgias reais, pras pessoas que querem ver sangue e um bilau esfolado como se tivesse passado numa máquina de debulhar milho.
3) pra quem tem curiosidade sobre os resultados depois, tem fotos de uma clínica famosa (na verdade, referência) na Tailândia. São fotos NSFW, afinal...

...são martelos que viraram pererecas (desculpa, não ia perder a piada XD). O link tá aqui.

Se eu chegar à esse ponto, vai ser o último estágio (ou dos últimos) de uma jornada de alguns anos. E provavelmente não será na clínica acima que é cara x)
Se alguém pensou em perguntar sobre transplante de órgãos sexuais etc, não existe. Se existe parece ser o tipo de coisa tão experimental-cara-perigosa-rara que não falam em comunidades de transexuais que xereto. Mas vale a curiosidade de que Lili Elbe, a transexual que inspirou o filme A Garota Dinamarquesa tentou fazer um implante de útero nos anos 30.... e morreu três meses depois por causa das complicações da rejeição do órgão =/

Só acho que seria mais legal se existisse mágica pra estes casos:

PS1: namorada mandou avisar de que, ao contrário do que falei no post anterior, ela não me passou blush. E aquilo no olho era sombra. #noob


12/04/2017
Maquiagem!
(ia ilustrar o post com cena de transformação (make up!) da Sailor Marte e/ou Vênus, mas seria muita pretensão - além de não ter visto o anime, ainda)

Antes de tudo: desculpem demora. Essa semana foi de sonão, queria fazer N coisas, e quando tinha feito N/3, tava com sono demais pra fazer algo que preste e até deixava namorada no vácuo no ICQ (19376995) ZZZZZZZ(-_-).

Como comentei um
tempo atrás, a supracitada namorada, me comprou maquiagem, justo ela que não é adepta e nem precisa. E fiquei sem graça com o presente e fiquei feliz e marcamos pra quinta passada testar na minha cara - e tive de tomar cuidado de não irrita-la muito até lá, senão corria risco dela se vingar de mim e eu ficar parecendo o Bozo no final do processo =P Usar maquiagem, ao menos uma vez, é curiosidade minha (claro!), tem aquele quê de usar algo "proibido" e me ajuda a matar a curiosidade de ver se deixava mais passável alguns dos meus traços faciais, quem sabe...

Bom, chegou o dia, me fiz de cobaia e rimos muito durante e depois da "sessão" X)


uma linda joaninha em 2007

Opinião de neófita sobre os troços passados no meu rosto (marcas baratas (afinal, era um experimento) e fáceis de tirar):
1) Base e blush etc: Não sei o nome direito de cada item, confesso, entrei pro time das meninas há pouco, não rasguem minha carteirinha. Passar e usar me pareceu esquisito, mas me atenuou barba (acho que, pro efeito que procuro, aquele efeito 'cinzento' da barba é pior que a barba em si =_=), escondeu umas perebas no rosto, etc. Ela me pos uma cor clara sobre os olhos, e estranhei o efeito, muinto. Acho que foi o que menos gostei aí.
1½) infelizmente parece não ter algo fácil de tirar que reforce as pálpebras. Naquela intuição de desenhista, talvez ficasse mais feminina com algo que fizesse "crescer" os olhos. Fica para algum ponto no futuro.
2) Batom: Amay, pela praticidade e por depois, findo o experimento, atacar dona namorada pintando toda a cara dela :P

Resultado: foi divertido, educativo... mas foi difícil ver uma mulher nas fotos e espelho :| Claro que, primeiro experimento, se seguir essa trilha tem alterações para acontecer, tudo ao seu tempo. Mas é bom e amargo receber um "choque de realidade" às vezes.

...e amiga sugeriu eu ver os tutoriais de maquiagem de uma drag. Ok, é totalmente diferente do que procuro (e a amiga sabe disso), mas é curioso e, no mínimo, divertido de ver - a youtuber em questão é bem-humorada :)
PS1: quero mostrar esse blog para mais algumas pessoas, mas sabe a maldição de "procurar gancho pro assunto, por o gancho e a pessoa seguir totalmente para outra direção?". É.
PS2: falando em sailors e brincadeiras com cabelo em dia de tédio, ainda quero fazer odangos.
PS3: usar o feminino para me auto-referir às vezes me soava artificial, ou de estar usurpando algo que não era meu por direito. No diário acontecia de quando em quando, mas parava por estar "forçando a barra", e voltava, idem em pensamento etc. Atualmente está se naturalizando, até demais - de repente to quase falando em ambientes não seguro ou pensando no feminino coisas masculinas que não sou eu o.O
Menas, miga, menas.


04/04/2017
E como vai ficar?

superfície de Vênus:
expectativa e realidade

Não sei. Tenho pistas, vendo a genética familiar: bunda em infinita expansão =_= Outra fonte de dicas é ver as timelines que achei aqui http://imgur.com/r/transtimelines. Algumas são inspiradoras (tipo essa, na minha faixa etária), muitas são choques de realidade. E todas você nota que é combo de: mudança do corpo, de postura, alguma maquiagem e, principalmente, saber escolher o ângulo certo da foto. Convenhamos, parecer ser todos atributos bem femininos :P
Fico cheia da vontade de colocar aqui algumas invejinhas nessas timelines, mas desconfio que isso iria monotonizar esse espaço em que nem achei minha voz direito ainda.

(fica pensando na forma física tentando não olhar pra encrenca, que é outra. Se nascer mulher é nascer cidadã de segunda classe na nossa sociedade, "ser coisa nem outra" é a terceira classe, ou nem cidadão é. Com sorte, você é uma piada que anda. As notícias de morte e de pessoas sendo jogadas para a margem da sociedade estão aí, gritando) (sim, aqui é uma bolhazinha segura que estou construindo, até para tomar fôlego e coragem. Tem de ser macho para renegar o time dos.) (e a invisibilidade é um objetivo)

imagem retirada daqui

Ah sim: falei que todo mundo ia me chamar de mushi-san de qualquer forma e amiga veio com mushi-chan. E Marcy-chan *-*

PS1: falei de quadrinhos e esqueci outra autora nacional:
Sasha, a Leoa de Juba (Sasha, the Lioness) http://sashathelioness.blogspot.com.br/ (mas tem uma galeria mais completa em inglês: http://samuka.deviantart.com/gallery/45586225/Sasha-The-Lioness-ENGLISH): a tirinha tá parada por falta de tempo da autora, que trabalha em três escolas lá no Japão o.o'
PS2: as atualizações estão próximas por puro empolgamento. Aposto uma bolinha da carapaça que vou despejar aqui uma carriola de coisas que aprendi estes anos todos, depois vou deixar aqui às traças por pura falta do que falar XDD


03/04/2017
Quadrinhos
• Óbvio que uma lista dessas começa com Laerte Sônia, que tem um blog em que despeja as tirinhas dela:
Manual do Minotauro (
http://manualdominotauro.blogspot.com.br/): as temáticas são variadas, até meio herméticas. Volta e meia tangencia a transexualidade (vivo roubando tiras de lá pro Blog ao Cubo, também farei aqui :P), mas não é só isso, graças a Deus :P
Mas, também tinha um blog paralelo, o Muriel Total (http://murieltotal.zip.net/ - tava fora do ar quando fiz esse texto, mas tem cópia no web archive parece que o site não salvou as tiras :|), que começou abordando a mudança de Hugo pra Muriel... isso antes da cartunista se declarar ao mundo. Tanto que quando pipocaram as notícias tipo "Laerte revela sua identidade feminina" eu me perguntei "agora que vocês perceberam?". Além de aparentemente offline, o site está parado, mas tem um montão de tiras :D
Rain (http://jocelynsamara.deviantart.com/gallery/27273884/Rain-Comic): essa (e as próximas HQs) está em inglês. Rain muda de cidade para morar com a tia e, com o apoio dela, se matricula como garota e ninguém na escola sabe disso :P Comecei a ler, tava simpático, pausei por algum motivo e quando voltei, já tinha oitrocentas páginas. Um Dia leio.
Translucid (http://www.translucidcomic.com/): além de relatos e memórias de personagem que já transicionou (é interessante), às vezes fala de sonhos lúdicos (não é tão interessante). Como tem poucas, acho que já li tudo :P
Trans Girl Next Door (http://www.transgirlnextdoor.com/): parece ser legal, li pouco :P
Up and Out Comic (https://www.instagram.com/upandoutcomic/): idem, li menos ainda (ô tempo =_=), amiga me apresentou quando falei de Márcia para ela. O visual é simpático, as poucas tiras que li parecem simpáticas, mas reclamo da sensação de monotema. Ok, fazer uma transição é complicado, tem vários esforços, chama a atenção, curiosidade (e a raiva de alguns), mas queria que isso não fosse meu assunto primário, no máximo, um de vários :P

imagem puramente ilustrativa

P.S.: namorada fofa me comprou maquiagem *-* Apesar de não sonhar com isso (mas tenho curiosidade, sim!), acho que precisarei aprender, para aparar as arestas.
B.S.: Dia 31/03 foi dia visibilidade transexual. Anteontem foi dia da mentira. A intersecção das datas tem todo o potencial de alguma confusão: a pessoa se declarar e dizer que é mentira, ou acharem que é mentira, ou brincar mentindo aproveitando as datas... etc :P
(Também foi dia do golpe de 64, que falavam que era 31/3, mas aconteceu em 1/4)(também falavam que era revolução, mas foi golpe. É aí que a mentira verdadeira ronda)
29/03/2017
Rainha de Marte em viagem à Vênus
Como seria meu nome no feminino?
Eu lembro que minha mãe tinha um nome pronto pra cada sexo quando eu nascesse, idem para meus irmãos. Mas ir perguntar para minha mãe não é o jogo que eu quero jogar.

Marcela é o feminino de meu prenome, mas sempre achei feio, e minha antipatia a ele piorou com a atual esposa do presidento. Numa
googleada rápida dá que Marcelo vem do latim, é diminutivo de Marcos/Márcio, que quer dizer "guerreiro", e é relacionado ao deus Marte, o da guerra. Gosto de Márcia, teve uma vez que me fanfiquei virando menina e adotei esse nome [clique ou pinte com o mouse texto a seguir com o mouse para ler tosquice desnecessária pro contexto]lá pela quinta ou sexta série escrevi um "livro" em que meus pais ganharam uma viagem para todos os países do mundo em algum concurso de televisão, por causa disso, aliens me contataram para recrutar crianças/adolescentes em cada país para fazer algum tipo de superequipe. Eventualmente, numa aventura, um cometa transformava todos em bichos ou no sexo oposto, nessa adotei o nome de Márcia até a história se resolver. In ou felizmente esse manuscrito se perdeu na passagem das eras.

Rodrigo é mais complicado, vem do germânico antigo e vem das junções dos termos que significam "governante/príncipe" com "famoso/poderoso". Nessa, acho que os germânicos tinham um probleminha ao achar que famoso e poderoso eram a mesma coisa... bom, não tem feminino em português, mas os escoceses adotam a forma Rodina como feminino de Roderick. Além de feio, Rodina me lembra Rodínia ("terra mãe", do russo), o supercontinente que tinha na Terra um bilhão de anos atrás.

Reconstrução do que pode ter sido Rodínia :P


Tentando (toscamente) fazer busca reversa, encontrei Roberta (também germânico, "famosa e gloriosa" etc) e Regina (latim, "rainha").... e me encantei com a combinação "Márcia Regina", que ***distorcidamente*** dá para traduzir como "Rainha de Marte".

...que pretende ir à Vênus.


Marte, 1887. Acho muito legais estes mapas antigos de planetas,
tem acertos e erros bem viajados xD. Peguei aqui


Acho que a maioria das pessoas que chegarão nesse texto sabem que os símbolos de Marte ♂ e Vênus ♀ são usados para indicar masculino e feminino. Acho que a maioria das pessoas que convivem digitalmente comigo sabem que vivo brincando com o feminino (aaaaanos jogando uma menina no Second Life, por exemplo), então não vão se espantar tanto se eu disser que pretendo ir pro time das meninas, ir para Vênus, transicionar para o sexo feminino nos próximos anos. Não agora, não nos próximos meses. Anos. Tenho pressa, sim. O tempo passa, sim. Mas é coisa demais para considerar antes de tomar o primeiro passo físico - que talvez nunca aconteça, vai saber?

Mas depois falo disso =p Aqui será uma espécie de blog para descarregar esse assunto. Provavelmente falarei um monte de coisa por conta do espaço novo, depois entrarei em hiato até alguma coisa de verdade acontecer. Eu me conheço.
Mas de qualquer forma, não quero falar abertamente sobre transição no meu blog principal. Na vida real, sou reservada demais até sobre a maioria das minhas mushiíces (poucas pessoas tem a idéia de que faço tiras, agora que to tomando coragem em divulgar), imaginem sobre um tabu. Mas preciso falar de alguma forma, então criei esse espaço "secreto". Eventualmente o material vai pro blog, amén, mas isso é beeeeem mais pra frente.

Até lá, me chamem de ele ou ela, não ligo. Vivi uma vida com o sufixo "-o" e pelo jeito terei cara de marmanjo por um tempão :P

E...,na prática, se eu me chamar Marcelo Rodrigo, Márcia Regina ou Chico Bento, não vai fazer diferença: todo mundo me chama de mushi-san mesmo x)


Um aviso óbvio, mas bom deixar por escrito: este é um espaço restrito, que uso para escrever sobre assuntos que ainda não me sinto confortável para por em público :) Assim, sei que não preciso pedir, mas assim mesmo peço: não passem esse link para outras pessoas, não sem falar comigo antes :)
textos mais antigos:
2021 textos atuais2019 fevereiro à novembro2018 março à setembrojaneiro e fevereiro2017 outubro à dezembrosetembroabril à agosto